segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Tempo de Silenciar

Uma vez uma pessoa super especial em minha vida me disse que de alguma maneira  Deus o tinha permitido escrever alguns textos, porque Deus na sua divina sabedoria saberia que eu precisaria ler aquelas palavras. E a cada texto lido percebo que ele tinha razão : EU PRECISAVA LER AQUELAS PALAVRAS.  É engraçado como algo tão intimo meu pode ser escrito por  outra pessoa, me emociono ao ler determinados textos por ver fragmentos de minha alma expresso nesses textos. Agradeço a Deus por ter me presenteado com um ser tão lindo, e divido com vocês hoje um desses “meus” textos que não foram escritos por mim. 
Obrigada Passarinho.





“Maria guardava todas essas coisas e meditava sobre elas em seu coração” (Lc 2,51b)

De tempos em tempos sinto a necessidade de viver um tempo de silêncio interior, tentando me afastar de toda a agitação rotineira a que me exponho e buscando viver a beleza de um dia de inverno, beleza essa que não vem da solidão e do frio característicos, mas em sua quietude e serenidade, tal qual nos inspiram as típicas imagens das paisagens nevadas. Busco viver a quietude de um templo durante a madrugada, ou ainda de um precioso tabernáculo que abrigue a presença Eucarística do Senhor, tal qual foi a Grande Mãe de Deus, Maria Santíssima. Ponho-me a imaginar o preciosíssimo sacrário que ela foi, gerando Jesus em seu ventre, e penso que não há no mundo silêncio mais frutuoso que o seu.

É preciso silenciar! É tempo de silenciar! Não em sinal de medo ou tristeza, mas em busca de maior intimidade e descobertas no mistério divino que em nó acontece. Ainda que com o coração abrasado pelo desejo de ser dia a dia mais fiel, mesmo na alegria de estar buscando a vontade de Deus para minha vida, precisamente por isso percebo que preciso mais do que nunca silenciar um pouco, silenciar tudo em mim para ouvir sem enganos Sua Voz. E vejo na Mãe de Deus a segura instrução para silenciar do modo certo, sem que meu silêncio torne-se covardia ou omissão.

Preciso silenciar meu coração mesmo na alegria de buscar o Senhor. Silenciar neste momento não significa a ela renunciar, mas vivê-la de modo ainda mais intenso no íntimo de minh’alma. Vivê-la tal qual alguém que encontra um precioso tesouro e o guarda em seu coração. Mesmo na indescritível alegria de gerar o Filho de Deus para a salvação do mundo, o precioso dom da quietude interior levou Maria a saborear profundamente o mistério que abrigava em seu ventre, e mesmo enxergar tudo o que esse mistério traria para sua vida.

Preciso também silenciar em meio às provas pelas quais o Senhor me faz passar pois aí Ele me dirá o por quê e o para quê das provas. Silenciar para ouvir a voz do Senhor e não confundi-la com todas as outras que gritam em meu interior ou mesmo as que gritam em torno a mim. Recordo-me a importância de tal silêncio um precioso verso de uma canção de Martin Valverde: “Oh Deus / Diga se me escutas / São tantas as vozes que já não entendo nenhuma!”. É tempo de silêncio interior justamente para que nem mesmo a minha voz tome o lugar da voz do Senhor. As carências que vivo meus desejos particulares, minhas precauções covardes... Nenhum desses detalhes pode tomar o lugar da voz de Cristo. Não falo da dose de responsabilidade humana que me cabe, mas sim da busca pelo que é mais cômodo e melhor se adéqüe às minhas ausências e àquilo que me falta. Estas carências precisam ser silenciadas para que eu não disfarce de “Vontade de Deus” aquilo que em mim não passa de uma fuga do que sinto, do que desejo.

Preciso silenciar os meus atos, reeducá-los no silêncio que vem da vida de Nossa Senhora. Não somente porque desejo uma vida dia a dia mais próxima de Deus, mas também pra que eu me aproxime do que me faz feliz, inteiro, íntegro. Viver a integridade da minha fé não quer dizer somente viver aqueles detalhes que me acariciam o “ego espiritual”, mas reconhecer que preciso vigiar-me para não cair naquilo que eu ainda não vejo como pecado. Preciso silenciar meus preconceitos para ouvir a voz do Senhor naqueles que eu não acredite que possam ser canais de Sua Vontade para mim.

Preciso silenciar o coração para viver em plenitude o que Ele tem para mim.

É tempo de silenciar para ouvir a voz de Deus. 

Roberto Amorim 

Nenhum comentário: